paciência


Desde a hora em que somos concebidos temos que ter paciência, paciência pela hora de nascer.
paciência para começar a andar, falar, crescer...
Daí crescemos, nos tornamos adultos, tendo a paciência de aguentar cada fase da vida: infância, pré adolescência, adolescência. Nos tornamos adultos, e lá vem a paciência nôs por em prova, paciência pra arranjar um emprego,  depois de empregado, paciência pra receber o primeiro salário. e sem contar nesse meio tempo inteiro, já fomos demitidos, admitidos,  já prestamos vestibular, levamos bomba, outros não,  o TCC, a formatura ou não, muitos concursos fracassados ou não, mas sempre na paciência da espera.
Tem a linda paciência dos relacionamentos imaturos, tensos, mau acabados, amigáveis, de persistir no amor incondicional do relacionamento atual.
Não podemos esquecer das amizades, a paciência de aguentar as péssimas amizades, as amizades falsas, as amizades que nem sabemos por que cargas d'água que fazemos, paciência pra terminá-las e muita paciência pra não desagradar os amigos mais queridos, próximos, amados e antigos, a paciência de  persistir nas novas amizades que sem dúvida queremos ter por perto, é algo de outro mundo, coisa que só Deus explica, gostar de pessoas assim tão rápido, a paciência também de aguentar quem sabemos que não gosta de gente pelo simples fato de você: trabalhar com a pessoa, ou  a pessoa ser amiga de seus amigos queridos, ou a pessoa ser amiga de seu par romântico, ou por que é seu vizinho, ou seu parente de 1000 graus etc... sempre tem alguém, não se sabe da onde vem, mas sempre tem quem não vai com a nossa cara.
E a mais importante de todas, a paciência com a família, essa é prioridade, paciência de aguentar e aprender a respeitar os defeitos de cada um que convive conosco, os pais aguentando os filhos, os filhos aguentando os pais, todos aguentando os novos agregados: noras, sogros, genros, sogras.
E como bons Brasileiros não devemos jamais deixar de ter a paciência pelas burocracias que enfrentamos quando precisamos de algo, resolver o problema da conta de água, da conta de luz,do julgamento que nunca sai do papel, dos serviços das instituições privadas e das instituições públicas, das filas dos supermercados e as caras de mau humor das caixas, da fila do banco, da senha pra falar com gerente.
Ô burocracia sem fim... ô santa paciência, sem contar que como bons filhos da America Latina países de maioria católica e evangélica, aguentar o excesso de culpa por tudo que fizemos, é preciso muita paciência  mesmo. Receita para paciência só mesmo rezar seja pra: oxalá, jesus, Deus, anjos, oráculos seja lá qual que religião tem cada um, é rezar para pedir mais paciência.

Comentários

Postagens mais visitadas