Alexa, toca Legião!


Hoje, depois de muito tempo coloquei a Alexa pra tocar Legião Urbana, já começou tocando "musica urbana" logo depois engatou no "faroeste caboclo", meu pensamento viajou pra lá pra para os anos 90, eu tinha 13 para 14 anos, era uma rebeldezinha de nariz arrebitado, achava que tudo e todos estavam contra mim e querendo me tirar a liberdade a todo custo, eu só queria errar o caminho da escola e ir parar em uma praça pra tomar vinhos de procedências duvidosas e aprender a tragar o cigarros mentolados, tudo isso me sentindo a verdadeira adolescente rebelde dos filmes estadunidenses, eu não era a única. Todos ali pela praça estavam sendo personagens rebeldes de seus filmes. A gente só queria ser livre, não dizer pra onde íamos, fumar cigarros mentolados, cinzas, lights e vermelhos, ingerir todo tipo de substância alcoólica comprado em conveniências da cidade.

Éramos rebeldes, queríamos mudar o mundo, mundo quadrado, careta! Víamos o futuro como na música do Lulu Santos, a gente só queria acreditar no amor numa boa, ler Nietsche, falar sobre bandas de rock, escrever poesias, se apaixonar a cada semana, namorar, ficar, sofrer por amores platônicos, escrever cartas de amor, de ódio.

O que aconteceu com a gente?

o tempo passou e nos mostrou que nem tudo era tão simples assim, a liberdade tinha um preço e que nem sempre podíamos pagar, o amor era mais do que uma palavra escrita em um papel, as poesias não bastavam para expressar o que sentíamos, bandas de rock se separavam ou se vendiam, Nietsche era mais complexo do que pensávamos e muito misógino, os cigarros faziam/fazem mal à saúde e que os vinhos nos davam/dão ressaca.

 Hoje eu olho para trás e vejo que aquela rebeldia era apenas uma forma de buscar o nosso lugar no mundo, tentar entender quem éramos e o que queríamos, e vamos combinar, até hoje não sabemos quem somos, tudo nos loucos anos 90/2000 era uma maneira de experimentar a vida com todas as suas cores, sabores dores, dramas, de sonhar com um futuro melhor e mais justo, de viver intensamente cada momento igual vídeo clip do Aerosmith que passava na MTV.

 Hoje eu olho para frente e vejo que ainda há muito o que fazer e que estamos cada vez mais perdidos e presos, damos satisfações a cada segundo pra uma tela, queremos que o mundo inteiro saiba da nossa agenda, o que fazemos, pra onde vamos, com quem estamos, o mundo ainda precisa mudar pra ser um pouquinho igual a música do Lulu,  a gente precisa ser resiliente diante de tanta loucura digital e liquidez social.

Será que o amor ainda existe e que vale a pena lutar por ele? As poesias ainda nos inspiram e as bandas de rock ainda nos emocionam?

 Hoje eu olho para dentro e vejo que ainda sou aquela rebeldezinha de nariz arrebitado. Que ainda quero errar o caminho da escola e ir parar em uma praça. Que ainda quero fumar cigarros mentolados e tomar vinhos de procedências duvidosas. Que ainda quero ser livre e feliz.

 Hoje eu coloco a Alexa pra tocar Legião Urbana e me sinto nostálgica.

 

 Karla Christine Andrade Charone


Comentários

Diego Pontes disse…
Lindo texto minha cara amiga !
nossa, muito obrigada! raro ver comentários por aqui quando vejo um fico besta de felicidade!

Postagens mais visitadas